Últimas:

"Francisca"

"Francisca" é a demo (pré-produção) da composição original para guitarra dedicada à minha filha. Foi criada em 2022, quando explorava uma afinação alternativa e, no decorrer do discurso musical de forma improvisada, fui criando melodias e texturas, onde surgiram frases musicais emotivas que me faziam lembrar vivências desde o nascimento da minha menina. Ficou na gaveta porque era demasiado emotiva, demasiado pesada, como se todos estes 8 anos fizessem parte de uma outra vida. Mas não, é na verdade a nossa vida, e temos de encarar a realidade, uma bonita realidade. Agora, há que escrevê-la no papel, aperfeiçoá-la e gravá-la em estúdio.

Mas tu, minha querida filha, só tens de brincar e viver esta bela vida.

Beijinhos do Papá!

Referência à minha página (Vídeo) de Nuno Rogeiro 

Ontem ttive algo de anormal (mas positivo) a acontecer nas minhas redes sociais com dezenas de novos seguidores. No seu programa da Sic Notícias "Leste/Oeste" Nuno Rogeiro destacou o meu vídeo "A Morte Saiu à Rua" em duo com o Jorge Correia no Violoncelo. Esta valorização pessoal, vinda de uma personalidade que tanto admiro, é muito gratificante. Se tiverem curiosidade, deixo aqui o excerto. Foi um fim de semana fora do normal e com cereja no topo do bolo. Vou continuar a trabalhar naquilo que me faz feliz e que sai do coração. 

FESTA DA LEITURA

Biblioteca Municipal da Marinha Grande

Hoje no Auditório da Biblioteca Municipal, Espetáculo Musical de Comemoração dos 50 anos do 25 de abril para toda a família.

"Tobias em busca do cravo perdido", autoria de Joana Silva & Ricardo Martins e ilustração de Carla Pinto. No final com a atividade divertida "Faz o teu próprio cravo".

Obrigado a Joana Silva & Ricardo Martins e a todos os participantes.

23 de Abril – Dia Mundial do Livro “O Burro Tobias em Busca do Cravo Perdido” (Dramatização seguida de oficina)


Partindo de um projeto conjunto da RIBO – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste (Leituras a Oeste), e com o apoio da OesteCim, “O Burro Tobias em Busca do Cravo Perdido” levará os mais novos numa viagem no tempo até ao dia da Revolução dos Cravos, dando a conhecer um pouco mais sobre este importante marco da História de Portugal.
Os ideais, valores e espírito de Abril serão então passados às crianças ao som de canções originais, tendo como símbolo o cravo. No seguimento da história, os pequenos serão ainda convidados a participar num pequeno workshop de trabalhos manuais, onde terão a oportunidade de fazer o seu próprio cravo e levar como recordação.
Venham daí com o Tobias, a Zabelinha e o Jeremias celebrar o 25 de Abril, celebrar a Liberdade!

𝟓𝟎 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝟐𝟓 𝐃𝐄 𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋

Corda a Corda - Óbidos

Revisitamos o espetáculo "Corda a Corda", uma celebração envolvente da diversidade musical que, no passado dia 21 de abril, no Convento de São Miguel (Gaeiras), proporcionou uma experiência única e memorável.

O espetáculo, inserido no programa comemorativo dos "50 anos de Abril", junta Luís Marques, a personificar a tradição conservadora de Coimbra, Ricardo Martins, multi-instrumentista de cordofones e com estudos superiores em guitarra clássica, e o Tenor Filipe de Moura.

#obidos #25abril #50anosdeabril

𝟓𝟎 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝟐𝟓 𝐃𝐄 𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋

Corda a Corda - Alcobaça

In Facebook Município de Alcobaça


𝟓𝟎 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝟐𝟓 𝐃𝐄 𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋 - 𝐓𝐞𝐫𝐭ú𝐥𝐢𝐚 “𝐀𝐒 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑𝐄𝐒 𝐄 𝐎 𝟐𝟓 𝐃𝐄 𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋” 𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐭á𝐜𝐮𝐥𝐨 “𝐂𝐎𝐑𝐃𝐀 𝐀 𝐂𝐎𝐑𝐃𝐀”

Ontem à noite o Armazém das Artes acolheu a tertúlia "As Mulheres e o 25 de Abril" que contou com a participação de:

Dra. Maria Rita Ferro, ex-embaixadora da Tunísia e Marrocos

Dra. Lina Lopes, ex-representante da Mesa da Assembleia da República

Denise Estrelinha, estudante do Agrupamento de Escolas de Cister.

A sessão foi moderada pela Profª Manuela Lourenço, Diretora do Agrupamento de Escolas de Cister.

Após a tertúlia realizou-se o espetáculo "Corda a Corda", uma envolvente viagem musical com um repertório que ultrapassa as fronteiras entre a rica tradição musical portuguesa, enraizada na cultura popular e tradicional, e as sofisticadas influências da música Erudita.

"Corda a Corda"

Filipe de Moura

Ricardo Martins

Luís Marques

Confira toda a programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Alcobaça - https://tinyurl.com/2n5mhcd9

O Presidente,

Hermínio Rodrigues

𝟓𝟎 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝟐𝟓 𝐃𝐄 𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋

Corda a Corda - Óbidos

O espetáculo "Corda a Corda" é uma celebração envolvente da diversidade musical, unindo gerações e estilos numa experiência única e memorável.

Luís Marques personifica a tradição conservadora de Coimbra, enquanto tece uma narrativa musical que capta a essência da guitarra portuguesa. Ao seu lado, Ricardo Martins, multi-instrumentista de cordofones e com estudos superiores em guitarra clássica, adiciona sensibilidade e profundidade ao espetáculo.

A voz potente do Tenor Filipe de Moura eleva a experiência, dando vida aos poéticos versos dos grandes clássicos conhecidos por todos.                                                                                                                     

A não perder, hoje, domingo, no Convento de São Miguel, Gaeiras. Entradas livres.

𝟓𝟎 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝟐𝟓 𝐃𝐄 𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋

"Companhia d'El Rei" - Alcobaça

No passado dia 19 de Abril "Companhia d'El Rei" em quarteto apresentou o seu especial espetaculo de Abril. Uma noite memorável, um publico fantástico. Ficam aqui algumas fotos e videos virão nos próximos dias.

In Facebook Município de Alcobaça

𝟓𝟎 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐎 𝟐𝟓 𝐃𝐄 𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋 - 𝐂𝐎𝐌𝐏𝐀𝐍𝐇𝐈𝐀 𝐃’𝐄𝐋 𝐑𝐄𝐈 “𝐀𝐁𝐑𝐈𝐋, 𝐄𝐒𝐓Ó𝐑𝐈𝐀𝐒 𝐌𝐈𝐋” 

Até ao próximo dia 4 de maio, decorre o programa das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Alcobaça, com concertos, tertúlias, debates, exposições e teatro.

Ontem à noite, no Armazém das Artes a Companhia d'El Rei apresentou o espetáculo "Abril, Estórias Mil", um olhar sobre a cultura portuguesa que antecedeu o “25 de Abril” em contraponto com a herança do pós-Revolução de Abril.

Confira toda a programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Alcobaça - https://tinyurl.com/2n5mhcd9

O Presidente,

Hermínio Rodrigues

Agenda de Abril

09 Biblioteca Municipal José Soares (Nazaré)

"O Burro Tobias em busca do cravo perdido


19 "Companhia D'El Rei" (Formato 4Teto)

Alcobaça (Armazém das Artes) | 21h00


20 "Corda a Corda"

Alcobaça (Armazém das Artes) | 22h30


21 "Corda a Corda" - Óbidos

Convento de S. Miguel | 18h00


23 Biblioteca Municipal Irene Lisboa - Arruda dos Vinhos

"O Burro Tobias em busca do cravo perdido"


24 "Projecto Pouca Pena"

Lisboa (Misericórdia) | 22h00


25 Biblioteca Municipal da Marinha Grande | 11h00

"O Burro Tobias em busca do cravo perdido"

"O Burro Tobias em busca do cravo perdido’’

"O burro Tobias em busca do cravo perdido’’ foi o tema da Hora do Conto, de hoje, na Biblioteca Municipal José Soares, que deu, depois, lugar à realização de uma atividade prática, de oficina criativa, "Faz o teu Cravo”. Esta atividade integra o vasto programa comemorativo dos 50 anos de Abril na Nazaré, que irá reforçar os valores da data, ao longo do ano, junto da população, integra o Programa "Leituras a Oeste", financiado pela Oestecim.

#livros #conhecimento #VALORES #principiosdaliberdade #democracia #democratizacao #ensino #cidadania #25deabrilde1974


O nosso primeiro espetáculo de abril foi um sucesso! As novas canções do "Burro Tobias em busca do Cravo Perdido" cativaram os mais pequenos (e não só) e esta nova aventura certamente fornecerá as informações principais sobre a Revolução dos Cravos. Este projeto teve o apoio crucial da OesteCim. Muito obrigado à Biblioteca Municipal da Nazaré e o seu Staff, ao Município, e às escolas presentes. Obrigado pelo carinho da Sandra, uma fonte motivacional.

#burrotobias #embuscadocravoperdido #nazare

𝐔𝐦 𝐂𝐨𝐩𝐨 𝐝𝐞… 𝐏𝐨𝐞𝐬𝐢𝐚  

"Projecto Pouca Pena" - Cartaxo

Ontem, dia 23 de março, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo foi palco de um belo encontro entre duas formas de arte: a poesia e a música. 

O evento "Um Copo de… Poesia", organizado no âmbito da Cidade do Vinho 2024, reuniu entusiastas do vinho, da poesia e da música num só espaço, onde puderam partilhar as suas criações poéticas com os demais presentes. Num momento tão próximo do Dia da Poesia, celebrado no passado dia 21 de março, os participantes recitaram poemas que elevam o vinho e também outros temas.  

No encerramento, foi apresentado um poema, recitado e cantado, evocando o 25 de abril, que em breve celebrará 50 anos. 

João Morgado Ribeiro, João Luís Vieira e Ricardo Martins abrilhantaram a noite ao partilharem o seu Projeto Pouca Pena e acompanhando os poemas que ali ecoavam.  

A Câmara Municipal do Cartaxo agradece a presença de todos os participantes neste evento cultural promovido pelo município. 

➽ Siga o Projeto Pouca Pena nas redes sociais: @projectopoucapena

Youtube: https://www.youtube.com/@projectopoucapena/featured 

➽ Cidade do Vinho 2024 - programa de 𝗲𝘃𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗮̃𝗼 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝗿 𝗻𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗮𝗿𝘁𝗮𝘅𝗼, ao longo do ano https://www.cm-cartaxo.pt/.../cartaxo-cidade-do-vinho-2024

.

#cidadedovinho2024 #cartaxocapitaldovinho #ampv #cartaxo #ereira #lapa #pontevel #valada #valedapedra #valedapinta #vilachadeourique #camaramunicipaldocartaxo


Uma sala esgotada e um entusiamo do público contagiante! 

Com "Corda a Corda" encerrámos, ontem, à noite, a edição 2024 do Nazaré Clássica, um evento do Município da Nazaré, com a direção artística do maestro Adelino Mota, composto por três concertos, que decorreram de fevereiro a março, dedicados à divulgação da música, à promoção da cultura e à formação de públicos.

AZ/MN

#musica #cordas #concertos #biblioteca #nazareclassica #cultura #OfertaCultural #nazareportugal


Corda a Corda atua na 

"Nazaré Clássica"

14 de Março, 21h30 - Biblioteca Municipal José Soares - ENTRADA LIVRE

A iniciativa “Nazaré Clássica” – edição Primavera regressará ao auditório da Biblioteca Municipal José Soares já no próximo dia 29 de fevereiro com o Recital de Canto e Piano, de Sara Gonçalves e Francisco Sassetti.

Com um formato de três concertos, que irão decorrer em três quintas-feiras (29 de fevereiro, 7 e 14 de março), o evento voltará a apresentar-se ao público sob a direção artística/curadoria de Adelino Mota.

As três apresentações em cartaz, que terão início às 21:30, começarão com o Recital de Canto e Piano, prosseguindo na semana seguinte, com o Sexteto Limbar, encerrando, a 14 de março, com uma viagem musical por “Corda a Corda”.

Este minifestival tem, entre os seus objetivos, a promoção da formação de públicos e do gosto pela música clássica. Todos os concertos têm entrada livre.

"O Burro Tobias em Busca do Cravo Perdido" 

Atividade celebrações do 50° aniversário do 25 de Abril

Em breve vamos apresentar uma nova aventura do Burro Tobias:

"O Burro Tobias em Busca do Cravo Perdido" levará os mais novos numa viagem no tempo até ao dia da Revolução dos Cravos, dando a conhecer um pouco mais sobre este importante marco da História de Portugal. Os ideais,valores e espírito de Abril serão então passados às crianças ao som de canções originais e temas por todos conhecidos, tendo como símbolo o cravo. No seguimento da história, os pequenos serão ainda convidados a participar de um pequeno workshop de trabalhos manuais, onde terão a oportunidade de fazer o seu próprio cravo e levar como recordação.

Corda a Corda

Vídeo Promocional

O espetáculo "Corda a Corda" é uma envolvente viagem musical que reúne três virtuosos, explorando um repertório concertante que ultrapassa as fronteiras entre a rica tradição musical portuguesa, enraizada na cultura popular e tradicional, e as sofisticadas influências da Música Erudita.

Luís Marques, com a sua sonoridade excecional e fluência musical, personifica a tradição de Coimbra, enquanto tece uma narrativa musical que capta a essência da guitarra portuguesa. Ao seu lado, Ricardo Martins, multi-instrumentista de cordofones e com estudos superiores em guitarra clássica, adiciona sensibilidade e profundidade ao espetáculo. A voz potente do Tenor Filipe de Moura eleva a experiência, dando vida aos poéticos versos dos grandes clássicos conhecidos por todos.

Juntos, estes três músicos talentosos exploram a fusão de tradição e inovação, oferecendo uma performance que não celebra apenas a herança musical portuguesa, mas também a reinventa para um público contemporâneo. "Corda a Corda" é uma celebração envolvente da diversidade musical, unindo gerações e estilos numa experiência única e memorável.

Luis Marques - Guitarra Portuguesa

Ricardo Martins - Guitarra Clássica

Filipe de Moura - Tenor

Estamos muito gratos ao Olho de Boi - Produção de Vídeo pelo fantástico trabalho.


Estamos disponíveis para agendamento de Espetáculos.

Concerto Antigos Alunos

Concerto Antigos Alunos do Sport Operário Marinhense

No passado sábado, dia 20 de Janeiro de 2024, regressei ao palco onde se iniciou a minha formação musical formal. Foi um prazer apresentar dois dos meus arranjos para guitarra solo de temas de Zeca Afonso, nomeadamente "A Morte saiu à Rua" e "Cantigas do Maio", num palco verdadeiramente extraordinário. Voltar a um local com tanta história, que é também parte da minha história, e por onde passaram músicos de renome, nunca é uma tarefa fácil.


Esta oportunidade surgiu no âmbito de uma iniciativa notável promovida por uma instituição centenária, com 101 anos de existência. A certeza de que este evento poderá ter continuidade é um sinal da importância deste local, que viu dezenas de músicos, sejam eles profissionais ou não, darem os primeiros passos neste mundo artístico.

Parabéns a todos os participantes!

Obrigado a todos os que tiveram presentes.


Podem assistir a partir do minuto 01:12h


#Música #antigosalunos #sportoperariomarinhense 

Companhia d'El Rei

Música de raiz e expressão portuguesa 

Teaser 2024

O grupo “Companhia d’El Rei” é um projeto musical com repertório totalmente em português, revisitando não só o cancioneiro tradicional com arranjos originais mas também o fado, a música ligeira (Festival da canção) e até o Rock. Destaca-se o espetáculo integrado nas comemorações do 25 de Abril de 2023 na Praça Sousa Vieira, na Nazaré e o espetáculo na “25º Mostra internacional dos Doces e Licores Conventuais” de Alcobaça em novembro de 2023.

O grupo atua em diversas ocasiões, sempre mantendo uma identidade carismática, destacada pela marcante voz de Joana Silva, que se une aos arranjos originais dos músicos, cada um com sensibilidades diversas. A combinação desses elementos cria experiências musicais memoráveis em cada apresentação.

O nome “Companhia d‘El Rei” surge como uma homenagem à herança do património cultural e natural da região de Leiria. O Rei D.Dinis, responsável pelo desenvolvimento do Pinhal de Leiria ou “Pinhal d'El-Rei” , também ele um amante das artes e das letras e um famoso trovador, é a base de inspiração da construção de um repertório de raiz popular portuguesa, executado por músicos talentosos, versáteis oriundos desta mesma região.

"Heróis do Presépio"

Sucesso no Natal de 2023

Os cenários foram diversos, os professores, as crianças e todos os espectadores viveram as nossas estórias com grande entusiasmo, participação, curiosidade, espanto e alegria. Será difícil arranjar palavras para agradecer a todos os entusiastas do nosso projeto e que se esforçaram para nos levar às suas festas de Natal e que foram 14 Espetáculos de 45 minutos. O esforço foi recompensado! Viva os “Heróis do Presépio”! Até breve.

Um agradecimento especial às entidades envolvidas e em particular às pessoas, técnicos, professores, amigos, que particularmente estiveram em permanente contacto connosco.

Município de Rio Maior, Biblioteca Municipal Laureano Santos - Rio Maior, Município da Marinha Grande, Biblioteca Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Valado dos Frades, União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, Mercadinho de Natal da Maiorga, Associação de Pais da Fonte Santa (Marinha Grande), Associação de Pais da Burinhosa, EB Alvorninha e EB de Santa Catarina, EB1 Alpedriz.

Até para o ano.

Joana Silva & Ricardo Martins

"Heróis do Presépio"

Notícia no Região de Cister

Somos notícia no Jornal Região de Cister ao qual estamos muito agradecidos. São 14 os espetáculos que fizemos nesta temporada. Os últimos 4 (4 escolas) estão reservados para Rio Maior no final da próxima semana. Têm sido momentos incríveis e surpreendentes onde mais de 1000 crianças tiveram acesso ao nosso espetáculo e aos Livros. Não podemos divulgar mais imagens para respeitar os direitos das crianças, mas temos recordações que nos fazem crer que fazemos algo de construtivo, bonito e divertido. Obrigado pelo apoio de todos os envolvidos. 


Sons ao Crepúsculo 

Ricardo Martins e Luís Marques

16 de Dezembro - 19h00

Igreja de Odiáxere (Lagos)

Sons ao crepúsculo apresenta o último concerto da 3.ª edição 2023 - Portugalidade, um duo de guitarra clássica com Ricardo Martins e guitarra portuguesa com Luís Marques.

Este recital assenta numa ideia de Portugalidade musical representada por dois instrumentos de cordas dedilhadas tão bem conhecidos por todos. A denominada guitarra clássica, violão ou simplesmente viola, é um instrumento que se pode comparar a uma pequena orquestra, no entanto, a sua maior relevância é ser detentora de um vasto repertório enquanto instrumento solista que remonta a vários séculos e é, por isso, um instrumento popular entre os mais diversos estilos musicais. Já a guitarra portuguesa ou Cítara Portuguesa - nome original, é um instrumento com uma sonoridade particular e singular, possuindo recursos únicos e distintivos que possibilitam a interpretação de repertórios das mais diversas áreas musicais, como o Fado, a Música Renascentista, entre outros.

ENTRADA LIVRE


25º Aniversário da Mostra de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça 

Companhia d'El Rei

18 de Novembro

18h30

No Próximo dia 18 de Novembro vamos levar umas quantas cantigas com fantásticos arranjos desta malta toda, ao Claustro do Rachadouro (Hotel Montebelo do Mosteiro de Alcobaça) pela 25º Aniversário Mostra dos Doces e Licores Conventuais. Vinde que vai ser muita giro, às 18h30.


Voz: Joana Silva

Ricardo Martins: Guitarra/Bandolim

Nuno Mendes: Saxofones

Cristóvão Moreira: Piano

Paulo Costa: Baixo

Diogo Freire: Bateria


https://www.facebook.com/companhiadelrei

Sucesso!

Projecto Pouca Pena e Banda Filarmónica de Vale da Pinta



O que dizer sobre a noite de ontem... Música e união. A música foi importante sim, mas o que nos mais estarreceu foi a "união". União entre dois grupos musicais distintos, união entre as várias freguesias, união entre as diversas faixas etárias, união de amigos desencontrados. Faltam-nos as palavras para um momento que no nosso entender foi simplesmente "mágico". O nosso genuíno e humilde mas profundamente sentido obrigado ás pessoas que  responderam ao nosso apelo e se dirigiram para ver o espectáculo. Numa noite tão fria, o ambiente na sala foi terno e caloroso. Obrigado a TODOS que tornaram este espectáculo possível e obrigado a SI que o elevou a uma celebração musical de amizade.


#concertosemportugal #concertos #musically #worldmusic #projectopoucapena #music #folkmusic #musicasdomundo #folclore #concerto #tradfolk #musica #musicatradicional #largodamemoria #cultura #tradicional #concertosportugal #pontével #jornaldeca #radiotejo #cartaxo #folk #musical #vilachãdeourique #camaramunicipaldocartaxo #valedapinta


Projecto Pouca Pena 

Banda Filarmónica de Vale da Pinta


É com enorme gosto e honra que viemos por este meio anunciar o grandioso evento que irá junta dois projectos musicais distintos em perfeita conexão. Iremos apresentar o nosso álbum "Largo da Memória" acompanhados pela Banda Filarmónica de Vale da Pinta sob a batuta do Maestro Carlos Gonçalves  . Um acontecimento sem precedentes no concelho! Queremos casa cheia, por isso não faltem a esta festa. Os Vinhos Franco irão presentear a todos com uma bebida de boas vindas. Bilhetes (5 Penas) à venda nas juntas de freguesia de: Vila Chã de Ourique , Pontével , União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta e na sede da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta .

#concertosemportugal #concertos #musically #worldmusic #projectopoucapena #music #folkmusic #musicasdomundo #folclore #concerto #tradfolk #musica #musicatradicional #largodamemoria #cultura #tradicional #concertosportugal #pontével #jornaldeca #radiotejo #cartaxo #folk #musical #vilachãdeourique #camaramunicipaldocartaxo #valedapinta


Loja online 

heroisdopresepio.pt


Caros Amigos(as), agora é mais fácil adquirir os nossos livros. Temos uma loja online acessível a todos e com toda a segurança de pagamento. Nos próximos dias poderão adquirir os livros em lojas físicas em Alcobaça. Será também possível fazer a encomenda online e depois levantar nas lojas. Os nossos contactos estão disponíveis, inclusive no WhatsApp. Temos a certeza de que os livros são uma prenda fantástica para oferecer aos mais pequenos.

#heroisdopresepio #oburrotobias #amanjedouratremetreme #havozeguitarra

Books & Movies 

"Heróis do Presépio"


Eis as imagens oficiais. Estamos muito agradecidos à Câmara Municipal de Alcobaça pelo convite. Os nossos agradecimentos estendem-se a toda a equipa que desempenhou um papel fundamental na produção deste evento. Um agradecimento especial à Carla Pinto por ter vindo de longe para atuar connosco. 

Muito obrigado! Até breve! 


Books & Movies 

Há Voz e Guitarra

Lançamento do livro "A Manjedoura Treme-Treme"

Dia 15 de Outubro pelas 15h00 estaremos a apresentar o nosso 2⁰ livro no Armazém das Artes em Alcobaça inserido no festival Books & Movies. Vamos fazer o espetáculo que contará com a narração da estória e claro, com muita música. A Carla vai estar a ilustrar em tempo real os desenhos do livro. Tragam as crianças porque vai ser giro!!! 

"Corda a Corda" 

30 Setembro | 15h30

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

Concerto Corda a Corda


Os dois músicos já atuam juntos desde 2012, destacando-se o concerto na Casa da Música no Porto em julho de 2013. Atuaram em diversos locais e eventos até ao início da pandemia Covid 19 em 2020 e em 2022 são convidados para atuar em diversos eventos destacando-se o recital a 20 de novembro no festival “Temporada da Música” – Benavente.

Este espetáculo que irão apresentar no auditório da biblioteca de Alcobaça é um espetáculo diferente, que conta o convidado especial Filipe de Moura - Tenor e que será gravado em vídeo.

Luís Marques é detentor de uma sonoridade de excelência e com um sentido musical fluente aliado a um virtuosismo entusiasta, mas conservador da tradição de Coimbra. Neste projeto é acompanhado por Ricardo Martins, um multi-instrumentista de cordofones e com estudos superiores na guitarra clássica. Propõem executar programas de características concertantes, capazes de percorrer um legado musical onde se redescobre uma portugalidade de raiz cultural popular ou tradicional com fortes influências da Música Erudita.

Adquirir o Bilhete online Aqui

Adquirir o bilhete na Opticentro em Alcobaça na seguinte morada:

Av. Prof. Joaquim Vieira Natividade, Nº9, 2460-071 Alcobaça  

Paredes à Capela

Nuno de Vasconcelos | Violino | Carta Branca 

Este concerto representa um encontro singular entre o mundo clássico e a tradição, fundindo a sensibilidade artística contemporânea com as nossas raízes culturais mais profundas. É com estes elementos que é criado um ambiente repleto de diferentes cores e texturas, transportando a plateia para um universo musical verdadeiramente envolvente que transcende fronteiras temporais e estilísticas.

Foram criados arranjos originais para Violino e Guitarra de forma a prestigiar a música portuguesa com a sua variedade e autenticidade, que não honra apenas a herança cultural do país, mas também oferece uma abordagem inovadora para renovar e enriquecer o repertório para esta formação.

Nuno de Vasconcelos e Ricardo Martins conheceram-se em Alcobaça e partilham de uma cumplicidade artística que lhes permitiu conceber e executar um programa dedicado ao Ciclo de Concertos “Paredes à Capela”, diferenciado dos demais projetos que já tinham realizado, com repertório para esta formação.

Ficha Técnica:

Violino - Nuno de Vasconcelos

Guitarra Clássica - Ricardo de Morais Martins

Convite

Paredes à Capela

Lúcia Lourenço convida Ricardo de Morais Martins

Desvendamos um pouco mais do que vai acontecer amanhã. Como já se disse, não são só concertos! Desta vez, temos o amigo João Oliva Monteiro a dar-nos pistas históricas sobre a vila de Paredes da Vitória. Ahhh, e desta vez o Poeta Afonso Lopes Vieira vai passar pela Capela. E há ainda outra surpresa para fechar a noite. A não perder. 

Convite

Paredes à Capela

Ricardo Alves Pereira | Alaúde | Música Medieval da Península Ibérica 

Ricardo Alves Pereira interpreta ao som do seu alaúde música medieval da Península Ibérica, apresentando os seus arranjos de Cantigas de Santa Maria, atribuídas a Alfonso X, o Sábio, avô de D. Dinis, música que poderá ter sido ouvida em Leiria há cerca de 800 anos atrás.

A performance consiste não só da recriação histórica deste repertório galaico-português, mas também de descrições feitas pelo músico sobre a história das Cantigas, e de narrações de caráter mitológico e folclórico inspiradas na própria música. 

Convite

Festival Afonso Lopes Vieira

"A viagem das cordas Plim Plam Plum"


Atividade educativa de enriquecimento cultural sobre os cordofones. Tendo como fio condutor as aventuras de “Plim, Plam, Plum”, as crianças ficarão a conhecer o Cavaquinho, o Ukulele e a Guitarra Clássica, três instrumentos da mesma família. Esta será a Estória da viagem de Plim até ao Hawai, onde apanhou muito sol e água do mar, e a sua cor e forma começaram a mudar. Ganhou um novo timbre e transformou-se num novo instrumento, o Plam. E ainda de Plum, ou Guitarra Clássica, a mais velha do grupo e a mais sabichona! Se a escutarem com atenção uma orquestra irá parecer. Ao longo da sessão, as crianças serão convidadas a interagir e participar através de canções, pequenos jogos de adivinhas e tarefas de execução rítmica.

Este é o mote para esta atividade que de uma forma lúdica dará a conhecer às crianças esta família de instrumentos, bem como a obra e o trabalho de Afonso Lopes Vieira com recurso a alguns dos seus poemas que serão apresentados e musicados.

No final da atividade serão auxiliados na construção do seu próprio instrumento através de materiais recicláveis que poderão levar para casa.

Evento

Festival Afonso Lopes Vieira

Há Voz e Guitarra marca presença no reconhecido evento em S. Pedro de Moel com o Conto "A viagem das cordas Plim Plam Plum"


Há Voz e Guitarra" vai estar no próximo dia 18 de Agosto no Festival Afonso Lopes Vieira em S. Pedro de Moel com o conto/workshop "A viagem das cordas Plim Plam Plum", às 17h no Jardim do Bambi. Não percam esta fantástica estória da incrível viagem do Cavaquinho, do Ukulele e da Guitarra. Levem os vossos filhos a apreciar a literatura de Afonso Lopes Vieira, vamos estar em palco com ele.

Mais informações em Facebook ou no site da Autarquia C.M.M.G.

"Paredes à Capela"

1º Artigo no Jornal Região de Cister


"Paredes à Capela"


Apresentei um projeto ao executivo da União de Freguesias de Pataias e Martingança que o recebeu com grande entusiasmo e apoiou, assim como a paróquia local. Com patrocínios e apoios financeiros de empresas da Marinha Grande, Pataias, Burinhosa, Nazaré e como não poderia deixar de ser, de Paredes da Vitória, consegui reunir mais do que esses apoios, pude perceber o quanto um projeto desta natureza diz às pessoas e o que as pode unir. Com quem falei e contactei só recebi como resposta um SIM redondo, acompanhado de um brilho nos olhos, ao sentirem estar a contribuir para algo que é de todos, O PATRIMÓNIO. Este evento é mais do que apresenta o Cartaz. Tem música, sim, mas terá também a poesia de Afonso Lopes Vieira e pequenas conversas sobre a história deste monumento natural e edificado. São 70 lugares apenas, à espera de serem valorizados num espaço que há pouco foi requalificado.

Darei mais informações daqui a uns dias. Por enquanto, convido-vos a ler este belíssimo artigo da querida Ana Ferraz.


Teaser 2023 do Projeto

"Há voz e Guitarra"


Temos praticamente todos os fins de semana preenchidos, mas ainda temos alguns Domingos de Agosto disponíveis. Festas de Casamento, Batizados, Cocktails, welcome drink, etc.... 

Joana Silva - Voz

Ricardo Martins - Guitarras

Próximos Concertos

"Projecto Pouca Pena"


Caros Amigos(as) são dois concertos a não perder:

Até lá...

Hoje tenho uma novidade! Agora podem aceder a um novo espaço na Web. A loja On-Line vai permitir adquirirem com facilidade (em formato pdf) o livro "A Menina do Ukulele". Neste espaço podem ver os projetos que desenvolvo e o contacto com o público será muito maior. Dêem uma espreitadela. Em constante atualização. 

23/05/2023

Lembranças de um Espetáculo Único!!!!


Muito Orgulhoso no nosso trabalho!!!! Só tenho de agradecer ao Município da Nazaré pelo convite e pela oportunidade em especial ao senhor vereador Manuel Sequeira e às técnicas Rute e Mariana. Agradecer ao João Tojeira da Marinha Grande (que substituiu o Gabriel por motivos de saúde) e que fez a abertura na Gaita de Foles chamando a atenção do público. Agradecer aos restantes elementos da "Companhia d'El Rei" pelo esforço feito para apresentar um espetáculo diferente e personalizado. Joana Silva, Paulo Costa, Luis Marques, André Pedro, Alexandre Ramos, Cristóvão Moreira e por fim, ao nosso apresentador Carlos Santos. Agradecer à Ó Produções pela ajuda técnica na produção deste espetáculo. Agradecer ainda e tão importante como aos anteriores, à Marta Isabel e ao Jorge Raimundo por tomarem conta da Maria Benedita e que sem essa ajuda preciosa era impossível metermo-nos nestas aventuras. Obrigado a todo o público! 

Espetáculo Musical

"Abril, Estórias Mil"

Aceitei o desafio da Câmara Municipal da Nazaré para apresentar um espetáculo integrado nas comemorações do 25 de Abril. Mãos à obra e assim surge um novo projeto de seu nome "Companhia d'El Rei" e que apresenta "Abril, Estórias Mil". Dia 25 às 16h, se visitarem a Nazaré, estarão em boa companhia na praça Sousa Oliveira. Se o tempo não ajudar, o espetáculo realiza-se no CineTeatro da Nazaré com entrada LIVRE! A Apresentação/narração estará a cargo de Carlos Santos a quem muito agradecemos.

Joana Silva – Voz;

Luís Marques – Guitarra Portuguesa;

Ricardo Martins – Guitarra/Cavaquinho;

Cristóvão Moreira – Piano;

Paulo Costa – Baixo;

Alexandre Ramos – Bateria/Percussão;

Gabriel Póvoa – Gaita de Foles;

APTheRapper – Rapper

https://www.cm-nazare.pt/visitar/conhecer-a-nazare/agenda-proximos-eventos/evento/sessao-comemorativa-do-25-de-abril-na-nazare

"A menina do Ukulele"

disponível na Amazon!!!

https://a.co/d/2LYya0D

O Burro Tobias NÃO gosta do TikTok!

Novo Episódio

Vem conhecer a nova aventura do Burro Tobias e a sua amiga Zabelinha. No final não te esqueças de descarregar a atividade da Arte do Tobias. 

Carrega no Link abaixo para transferir e diverte-te!

https://drive.google.com/file/d/16xma...

Texto e Voz: Joana Silva

Música e Sonoplastia: Ricardo Martins

Ilustração: Carla Pinto 

"A menina do Ukulele"

Novo trabalho!

Chega a primavera, a minha estação preferida e divulgo este novo trabalho: “A menina do Ukulele”. Na verdade, era para ser divulgado no Natal, mas o Burro Tobias “meteu-se” pelo meio (e muito bem).


É dedicado e inspirado na minha filhota Francisca.


Este é o primeiro avanço de um trabalho que está a começar a ganhar "cor". A música, a ilustração e outras artes fundem-se num trabalho com artistas freelancers de várias áreas e nacionalidades, mas com a premissa de que qualquer linguagem tem de ser simples.


Esta é a primeira faixa de um Álbum conceptual em que o Ukulele é o narrador de uma história contada por muitos amigos/amigas.


"A Menina do Ukulele é uma personagem fictícia, inspirada em muitas meninas por esse mundo fora. De olhos castanhos e sorriso sem dentes, próprio da sua idade, lá vai ela toda contente, espalhando luz, música e magia, mas coberta dos seus receios, teimosias e mau feitio, claro! O seu humor é de partir o côco a rir e a sua imaginação e criatividade irão acompanhar muitas estórias que começam com este livro para colorir. Curiosos? Venham daí conhecê-la!"


Livro disponível na AMAZON - https://a.co/d/2LYya0D


Ricardo Martins | PT | Ukulele

Susana Lopes | PT | Ilustração (Illustration)

Ian Glenn - EUA - Violoncelo (Cello)

twoinc_groove | Italy | Mix


https://youtu.be/B8uGn3XLUGo

Videoclipe já disponível

Artista: Projecto Pouca Pena

Artista Convidado: Ricardo J. Martins

Albúm: Largo da Memória

Música: Saramaga (J.Ribeiro/R. Martins)

Músicos: João Vieira, Ricardo Morais Martins, João Morgado Ribeiro

Vídeo: https://www.colorama.pt/  

Produção Musical: https://jcastanheir4.wixsite.com/joef... 

Figuração: Rancho Folclórico “Os Campinos de Vila Chã de Ourique”

Apoios: Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique

Segue-nos, gosta, partilha e comenta em: https://linktr.ee/projetopoucapena  

Agenciamento / Booking:

João Morgado Ribeiro 

+351 917371755

projectopoucapena@gmail.com

Música declarada em www.spautores.pt 

Projeto Pouca Pena Grava Videoclipe

De coração cheio...

Há dias que nos marcam sobremaneira e no passado sábado dia 04 foi um deles. Gravámos o videoclipe para a música "Saramaga" e foi...mágico! Não esqueceremos nunca as pessoas que abdicaram do seu tempo para estar ao nosso lado. Temos tudo a agradecer aos seguintes:

Ás gentes de Vila Chã De Ourique, Santarem, Portugal que nos acarinharam desde o início. Ao Ricardo J. Martins - Guitarra Portuguesa - Portuguese Guitar, nosso irmão e membro honorário do projecto, sempre disposto a ajudar, altruísta e amigo! À Colorama - Produção Audiovisual, verdadeiras máquinas do audiovisual, não poderíamos estar em melhores mãos. Ao Rancho Folclórico "Os Campinos" de Vila Chã de Ourique as verdadeiras estrelas do dia - a cor, a alma, a veracidade, a gentileza, a portugalidade que trouxeram ao vídeo simplesmente não têm valor! À Sociedade Portuguesa de Autores por acreditarem em nós.  Agradecer ainda a todos aqueles que nos "bastidores", tornaram este dia possível (Pais, Vasco Casimiro, Helena Góis, Gonçalo Valdez) e claro, ás nossas famílias. Agora é esperarmos pelo resultado final.

Edição Especial "A arte do Tobias"

Olá a todos, temos uma GRANDE NOTÍCA para vos dar! Depois do sucesso da 1º edição do livro "O Burro Tobias", acabámos de lançar uma 2ª edição disponível exclusivamente na AMAZON. Nesta edição especial "A arte do Tobias" encontrarão desenhos para colorir e ainda uma atividade para recortar e vestir o Tobias. Sigam este link para fazer a vossa encomenda. 


Veja na AMAZON - https://amzn.eu/d/7j00kpq


Concerto de Natal de Flauta e Guitarra

Não podia estar mais satisfeito por este anúncio. Aceitei o convite/desafio da jovem e amiga flautista Lúcia Lourenço  para a acompanhar num programa recheado de peças de espírito natalício. Vão ouvir Bach, Shubert, Beethoven, Paul Demilac, M.D. Pujol entre outros. Daqui a uma semana convido-vos a assistirem ao nosso concerto de Natal no Vimeiro - Alcobaça. 

Teaser do Conto de Natal "O Burro Tobias"

Conto de Natal "O Burro Tobias"

Olá! Estamos de volta e muito felizes com uma grande notícia! Acabámos de editar um livro. E não é um livro qualquer... Mas sim um livro musicado, com banda sonora original. Para isso contámos ainda com as lindas ilustrações de Carla Pinto.

É o primeiro de três contos de Natal, sobre uma das personagens do tradicional presépio (as outras duas histórias serão editadas no próximo ano). Venham conhecer o Burro Tobias e as suas aventuras e peripécias. Num espectáculo que combina a narração, com a música e muita animação, vos apresentaremos o nosso livro, integrado nos Momentos de Natal de Alcobaça, organizados pela UFAV. A nós irá juntar-se a Lúcia Lourenço, com a sua "Flauta Mágica"

Contamos convosco amanhã a partir das 15:00 na Praça Encantada e novamente no Domingo.

PS: Podem sempre aproveitar para comprar aquele presente de Natal que ficou esquecido e levar aos mais novos a história do Burro Tobias

Câmara Municipal de Benavente

"Músicos de excelência no Recital de Guitarra Clássica e Guitarra Portuguesa, no encerramento da Temporada da Música 2022.A bonita Igreja de São Brás acolheu o concerto “PORTUGALIDADE".

A Temporada da Música 2022 acabou, com balanço extremamente positivo."

Ver Vídeo...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois.

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou finalmente aos palcos. O tão aguardado regresso aconteceu no passado dia 19, no Auditório Municipal Ary dos Santos, no âmbito do Festival de Acordeão da vila alentejana de Avis.

Ler mais...


Recital na "Temporada da Música"

16h - 20 de Novembro

Benavente | Igreja de São Brás

Este recital assenta numa ideia de Portugalidade musical representada por dois instrumentos de cordas dedilhadas tão bem conhecidos por todos.

Luís Marques é detentor de uma sonoridade de excelência e com um sentido musical fluente aliado a um virtuosismo entusiasta, mas conservador da tradição de Coimbra. Neste projeto é acompanhado por Ricardo Martins, um multi-instrumentista de cordofones e com estudos superiores na guitarra clássica. Propõem executar programas de características concertantes, capaz de percorrer um legado musical onde se redescobre uma portugalidade de raiz cultural popular ou tradicional com fortes influências da Música Erudita.


"Projecto Pouca Pena" | Fnac Sessions


Amigos, acabou de sair o cartaz oficial da Fnac dos concertos de Outubro. Atenção que são já no próximo fim de semana, não faltem.

As restantes datas da tour Fnac  Lisboa:

- Dia 22 Out – Fnac Chiado - 16h

- Dia 22 Out - Fnac Colombo - 18h30

- Dia 23 Out – Fnac Vasco da Gama – 17h

- Dia 12 Nov – Fnac Cascais - 16h

- Dia 12 Nov - Fnac Oeiras - 18h30

- Dia 13 Nov – Fnac Almada - 17h

- Dia 10 Dez – Fnac Alfragide – 17h

- Dia 11 Dez. Fnac Leiria – 17h


#projectopoucapena #poucapena #largodamemoria #concertos #agenda #fnac #live


Novo Vídeo - O Ukulele

Num belíssimo cenário da Praia Norte na Nazaré, toco os meus arranjos de "Come as you are" dos nirvana e "Canção" de Carlos Paredes. Inspirador!!!!!

In a beautiful setting of Praia Grande in Nazaré, I play my arrangements of "Come as you are" by nirvana and "Canção" by Carlos Paredes. Inspiring!!!!!


Ukule by Alvarez

Ensaio com Luís Marques

Estamos de volta!!!!!!

Para além de eventos privados, estamos a preparar já para Novembro um recital num Grande Festival.

Notícias:

"Jornal da Marinha Grande" (11-08-2022)

Jornal "O Alcoa" (25-08-2022)

1º Concerto do "Projeto Pouca Pena"

Registo fotográfico (Gonçalo Valdez) do 1° concerto em Vila Chã de Ourique, feira Medieval, nas comemorações dos 90 anos da batalha de Ourique no dia 24/07/2022.


Ouvir Álbum

"Projeto Pouca Pena"

Fiz-me ao desafio de no dia 24 de julho integrar este projecto para o concerto de estreia do álbum "Largo da Memória" que está quase a sair. O álbum que tem a chancela da TRADISOM irá fazer parte da banda sonora do programa "Terra 4.0" da RTP 3 a estrear em Setembro. Identifico-me com a música criada deste álbum e ainda apor cima com 3 grande convidados que são o Daniel Pereira Cristo no cavaquinho, o Luís Peixoto no bandolim e o Ricardo J. Martins na guitarra portuguesa, um luxo portanto. 


Ouvir Aqui

Em torno de Paredes

DUO DE VIOLINO E GUITARRA

CANCELADO! - NOVA DATA EM BREVE

ENTRADA LIVRE

Ficha artística

Nuno de Vasconcelos, violino

Ricardo Martins, guitarra

Parceria: Município de Porto de Mós

Apoio: ICNF

Informações

Para qualquer dúvida contacte-nos:

Tlm. 967 716 647 ou info@cistermusica.com

Concerto de Violino e Guitarra

Concerto organizado pela Sociedade Filarmónica Turquelense que se realiza no próximo Domingo dia 8 de Maio às 16h na Igreja "Nossa Senhora da Conceição de Turquel". 

Sinopse:

O conceito do grupo assenta em repertório português para a formação de Violino e Guitarra, contando desde logo com nomes incontornáveis desta nossa cultura, como Anne Vitorino d'Almeida, Carlos Cruz, Fernando Lapa entre outros. Complementando esta parte mais erudita do programa, desafiamo-nos a criar arranjos originais inspirados em temas e intérpretes cimeiros da cultura musical portuguesa. Assim, propomos neste programa um conjunto de peças inspiradas na música e espírito de Carlos Paredes e José Afonso, num encontro entre a cultura clássica e o espírito tradicional.